gestão
administrativa
Nosso futuro,
fazemos juntos!
5.1 DESPESAS COM ADMINISTRAÇÃO
O Plano de Gestão Administrativa – PGA tem como finalidade registrar as atividades referentes à gestão administrativa da Entidade na forma de seu regulamento. As despesas com administração são segregadas em relação à Gestão Previdencial, Assistencial e de Investimentos. Essa segregação é efetuada através de sistema de alocação direta, combinado com rateio das despesas comuns.
As despesas comuns com a Gestão Assistencial são contabilizadas no Plano de Gestão Administrativa – PGA e transferidas para Plano de Benefício Assistencial, sendo reembolsadas na sua totalidade.
5.1.1 DESPESAS COM ADMINISTRAÇÃO - PLANO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
5.1.2 DESPESAS COM ADMINISTRAÇÃO - PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
5.1.2 RELAÇÃO DESPESAS COM ADMINISTRAÇÃO X ATIVO
5.1.2.1 Plano de Benefício Previdenciário - BDMG - Benefício Definido
A relação entre as despesas com administração em relação do ativo total do Plano BD apresentou um crescimento a partir de 2021, revertendo a tendência observada de redução no período de 2016-2020. Isto se deveu à baixa rentabilidade dos investimentos e consequente, do ativo total do plano.
5.1.2.2 - Plano de Benefício Previdenciário - BDMG CV - Contribuição Variável
A relação das despesas com administração em relação do ativo total do Plano CD vem diminuindo ao longo dos anos por se tratar de um Plano em formação, no qual existe recebimentos de contribuições e receitas com investimentos, em contrapartida não há pagamentos substanciais de benefícios. No entanto, no ano de 2023 tivemos crescimento das despesas com administração devido aos serviços de Consultoria para alteração do Plano CV para o Plano CD.
5.1.2.3 - Plano Assistencial
A relação das despesas com administração em relação do ativo total do Plano CD vem diminuindo ao longo dos anos por se tratar de um Plano em formação, no qual existe recebimentos de contribuições e receitas com investimentos, em contrapartida não há pagamentos substanciais de benefícios. No entanto, no ano de 2023 tivemos crescimento das despesas com administração devido aos serviços de Consultoria para alteração do Plano CV para o Plano CD.
5.2 EVOLUÇÃO DO FUNDO ADMINISTRATIVO
O Fundo Administrativo é constituído pelo excedente verificado entre os recursos recebidos e as despesas administrativas da Gestão Administrativa, somado à remuneração e aos recursos que estão aplicados. Tem como finalidade suprir eventuais necessidades de cobertura com a manutenção das atividades administrativas da Entidade.
A tabela abaixo representa a evolução do Fundo Administrativo da DESBAN de 2016 a 2023.
5.1.2.1 Plano de Benefício Previdenciário - BDMG - Benefício Definido
A constituição do Fundo de Compartilhado foi aprovada em outubro de 2018 pelo Conselho Deliberativo, com a finalidade de cobrir gastos com prospecção, elaboração, implantação e fomento de novos planos de previdência complementar.