Com 46 anos de história, a Desban tem sido o alicerce seguro para o futuro financeiro, construindo pontes sólidas rumo à aposentadoria tranquila e à promoção da saúde de nossos participantes. Neste exercício foram pagos R$ 105,6 milhões em benefícios para 556 assistidos dos planos previdenciais, um crescimento de 5,26% em relação ao período anterior.

Em 2023 vivenciamos a retomada gradual do crescimento da economia brasileira – com a expansão do mercado interno, da massa de rendimentos e do consumo das famílias. Não obstante, a preocupação com o ambiente político, a reforma tributária e o equilíbrio fiscal, retardaram o início do ciclo de baixa de juros. Este percurso foi, portanto, marcado pela volatilidade. O cenário internacional também contribuiu para essa indefinição, com as incertezas acerca do comportamento da taxa de juros norte americana e das guerras no Oriente Médio e Ucrânia, entre outros aspectos.

A complexidade do cenário econômico trouxe enormes desafios para a gestão dos investimentos dos diversos planos administrados pela Desban, produzindo retornos aquém do necessário até o fim do 3º trimestre do ano. Entretanto, a partir de novembro ocorreu um forte fluxo de investidores estrangeiros para a bolsa brasileira proporcionando um excelente retorno. Com isto, todos os planos de previdência da entidade ultrapassaram as suas metas de rentabilidade. Os planos BDMG CD, Instituído e Setorial tiveram maior destaque com rentabilidades no ano de 13,37%, 12,75% e 12,97%, ante metas de 9,27%, 8,87% e 8,87%, respectivamente. O plano BD acumulou no ano um retorno de 10,90% acima de sua meta atuarial de 10,07%. O resultado menor deste último é explicado por ter na sua composição uma presença maior de NTN-B, ativo que se correlaciona com o passivo deste plano pois ambos são corrigidos pelo IPCA, 4,62% em 2023, impactando no menor resultado acumulado deste plano.

Fato de grande relevância foi a aprovação, em novembro, pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar das alterações do regulamento do Plano BDMG CV, agora denominado Plano BDMG CD, estruturado na modalidade contribuição definida, com transferência da cobertura dos benefícios de risco para seguradora. As mudanças estão detalhadas neste documento e tem por objetivo manter o plano equilibrado e saudável, garantindo do pagamento de benefícios aos seus participantes inscritos.

Na gestão administrativa da entidade, o trabalho de vários anos frutificou com ações de aprimoramento da governança corporativa e do relacionamento com partes relacionadas. Bons exemplos dos avanços obtidos foram a atualização do Código de Ética da Desban – para reafirmar nosso compromisso com a prevenção a toda forma de assédio. O aprimoramento dos processos de gestão de risco e compliance. O esforço de transformar a comunicação com nossos participantes com a implementação de novas ferramentas e canais de comunicação. A aprovação do novo regulamento de empréstimos simples BD e CD, que permitiu a elevação da margem consignável, uma demanda de nossos participantes. 

Na assistência à saúde, encerramos positivamente o exercício, com a sinistralidade retornando a patamares anteriores à pandemia o que permitiu a contabilização de um superávit de R$ 2.557 mil. Ainda em janeiro formalizamos o convênio de descontos em medicamentos com a rede de farmácias Droga Raia/Drogasil. Ao longo do ano, realizamos várias campanhas educativas que visaram esclarecer e sensibilizar nossos usuários quanto a temas de bem-estar e saúde. Saúde mental, Alzheimer, autismo, doação de sangue, saúde da mulher e saúde masculina foram alguns dos temas abordados com nossa comunidade. Buscamos ainda uma maior proximidade com nossos usuários adotando uma nova filosofia de trabalho de assistência social, que privilegia a escuta cuidadosa e a atenção diferenciada às necessidades de nossos usuários.

As perspectivas para a economia brasileira em 2024 apresentam um cenário incertezas. Em que pese resultados positivos no crescimento econômico, no mercado de trabalho e na inflação, o mercado financeiro permanece reticente, com desempenho abaixo do esperado no mercado de ações. No setor de previdência complementar enfrentamos um período de transformações decorrentes das mudanças demográficas, regulatórias e econômicas. E neste contexto, a gestão ocupa-se em acompanhar e mitigar os impactos da volatilidade econômica na sustentabilidade de longo prazo de seus planos.

A prioridade da administração neste exercício é direcionar seus recursos cada vez mais para atividades de análise e inteligência do negócio, com a implementação de ações estruturais endereçadas à perenidade da fundação. O foco é a otimização da estrutura financeira com vistas à obtenção de rentabilidade consistente às necessidades dos planos, a gestão competente do passivo atuarial e a racionalização da estrutura de custeio, buscando alternativas para maior eficiência operacional.

Por fim reafirmamos nosso compromisso com segurança financeira, autonomia e qualidade de vida de nossos participantes. E agradecemos a todos que contribuem nessa jornada, em especial a nossos colaboradores e conselheiros.

Nosso futuro,
fazemos juntos!

inicio

topo

previdência

DESBAN – Fundação BDMG de seguridade Social