De olho no futuro
No mês das crianças, vamos falar sobre educação financeira e previdenciária para os pequenos? Afinal, desde cedo, esse é um aprendizado essencial para a vida.
Separe um valor para a mesada
A tradicional mesada é uma boa forma de começar a falar sobre finanças para as crianças com mais de 6 anos. Planeje um valor mensal e dê orientações sobre como administrar o próprio dinheiro.
Ensine a poupar parte da mesada
Ao entregar a mesada, ajude a criança a separar um valor para guardar e explique a importância disso. A poupança é uma boa opção, já que não demanda valor mínimo e permite a visualização do valor total guardado.
Converse sobre metas
Incentive as crianças a terem objetivos financeiros. Quer um brinquedo novo? Fazer uma viagem? Estimule a criança a entender o que precisa juntar para comprar ou realizar suas metas.
Ensine a criança a comprar
Uma forma para fazer a criança enxergar o valor do dinheiro é pedir para que façam alguma compra sozinhas. Elabore uma missão: dê a elas uma quantia, um produto a ser comprado e peça que tragam o troco. Assim ela vai entender que não poderá usar todo o dinheiro.
Ensine a pesquisar preços
Estimule a criança a pensar no momento da compra. Ensine a pesquisar os preços, mostre a diferença de valores, ensine a negociar descontos e mostre que é possível comprar dois brinquedos pelo preço de um.
Utilize brincadeiras e fábulas infantis para ensinar
Para as crianças menores, as historinhas são boas maneiras de fazê-las pensar sobre o assunto. Já as maiores podem experimentar jogos de tabuleiro ou brincadeiras que simulam compras.
Desban | Nosso futuro, fazemos hoje!